Para você que não está familiarizado com o termo, Copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em utilizar as palavras corretas para se comunicar com um público e guiá-lo a uma tomada de decisão. Com objetivo de gerar vendas, o copywriter deve escrever seu texto pensando em seu caráter persuasivo e utilizando de gatilhos para despertar o interesse do leitor.
De onde surgiu o Copywriting?
Um dos trabalhos de Copywriting mais prestigiados foi criado por David Ogilvy, considerado por alguns autores como o pai da propaganda moderna. Em 1957, ele foi responsável pela criação da famosa campanha do carro Rolls-Royce com um texto de apenas 607 palavras usando técnicas de copywriting. Isso elevou o status da marca e fez o carro ser visto como um produto desejável.
Se você ficou curioso a respeito do nome, saiba que “copywriter” é uma junção de copy (“escrita autoral” em inglês arcaico) e writer (escritor em inglês). O uso do termo surgiu principalmente para diferenciar o trabalho do copywriter e do redator publicitário. Originalmente, a principal diferença reside justamente no fato de o redator trabalhar na concepção da marca e o copywriter tem uma forte intenção de venda, mesmo que seja para vender uma ideia, e não necessariamente um produto ou serviço. Os dois tipos de escrita, portanto, são complementares e suas abordagens estão sempre se misturando.
O principal objetivo do Copywriting
Um elemento muito importante para o Copywriting é a CTA (Call to action ou chamada para ação), isso significa que ao longo da jornada do cliente, o copywriter conduzirá o leitor para que o leitor tome alguma atitude como acessar o seu site, entrar em contato com a empresa pelo mensagem ou apenas continuar na mídia e ler outro post, de acordo com a estratégia que foi estabelecida.
O profissional de copywriting educa o cliente sobre determinado produto ou serviço para deixar claro que seu produto é a melhor solução para suas demandas. Isso é feito por meio da produção de materiais ricos e de qualidade.
Como elaborar uma estratégia de Copywriting?
Para qualquer conteúdo produzido é importante que você saiba escrever bem, inclusive para conteúdos de copywriting. Na sua escrita, lembre-se de utilizar sempre os 3 pontos-chave para uma boa escrita:
Além destes princípios, considere também que o principal ponto desta ferramenta é conseguir estabelecer uma conexão com o leitor de maneira que lhe desperte a vontade de ler ou ouvir o que você tem para dizer.
Seguem abaixo algumas dicas para um colocar esta ferramenta em prática:
• Estabeleça o tom e linguagem certos
Conhecer o seu público é a melhor maneira de conversar com ele e pode fazer uma grande diferença. Usar uma linguagem muito técnica ou rebuscada pode acabar cansando o leitor e fazendo com que ele abandone seu texto ou anúncio caso esse não seja o seu público.
Usar uma linguagem clara e objetiva, independente do seu objetivo também garante que a mensagem chegará perfeitamente ao seu receptor.
Ainda, deve-se prestar muita atenção a concordância e pontuação para evitar erros gramaticais, afinal um texto desleixado deixa de transmitir a sua autoridade sobre o assunto discutido.
• Faça perguntas que obterão respostas positivas
Perguntas deixam o texto mais pessoal, sendo um recurso a mais para interagir com o leitor. Desta forma, estruture sempre para que suas perguntas obtenham uma resposta afirmativa, fazendo com que o leitor, ao concordar com você, sinta que está reforçando uma verdade indiscutível.
• Tenha domínio sobre o assunto
Parece um tanto óbvio, mas é importante reforçar o que é necessário um mínimo domínio sobre o assunto discutido. Caso não se sinta seguro, procure aprofundar-se com pesquisas sobre o tema.
• Apresente fatos
Para que o leitor dê uma maior credibilidade à sua mensagem, é necessário que o seu texto possua embasamento em fatos reais, seja em forma de dados e pesquisas, fatos históricos ou depoimentos.
• Ofereça informações de valor ao leitor
Seu leitor busca algo que realmente acrescente a sua vida, portanto oferecer uma informação que gere valor deve ser a base do seu texto. Ogilvy também afirma no seu primeiro livro que “outra jogada proveitosa é dar ao leitor conselhos úteis ou serviços. Assim se conquistam 75% mais leitores num texto que trata exclusivamente de um produto.”
• Desenvolva uma conexão
Quando o leitor sente em seu texto a compreensão sobre os sentimentos que tem, acontece uma maior aproximação, então você deve entender exatamente qual o seu problema e como a sua solução pode ajudar. Mas não é somente isso, você deve traduzir os sentimentos de uma forma verdadeira, melhor do que ele mesmo conseguiria traduzir. Ao fazer isso, inconscientemente uma conexão será estabelecida e ele sentirá que você o conhece muito bem.
• Venda os benefícios e a experiência
O comportamento do consumidor, em grande parte, acontece pela emoção. Ao vender o seu produto, ao listar apenas suas características só o lado racional é trabalhado. Utiliza suas vantagens e benefícios como um grande aliado nos seus textos.
• Provoque o sentido de urgência
O principal objetivo do Copywriting é que o leitor siga as ações pré-determinadas por você, portanto, ao usar palavras de ação você cria um senso de urgência, fazendo com que seu leitor entenda que esse é o momento de agir.
• Use a persuasão
Robert Cialdini, em seu best-seller “As Armas da Persuasão”, esclarece que o comportamento humano é direcionado por algumas leis fundamentais. Confira cada uma delas a seguir:
Reciprocidade — por natureza, o ser humano tende a responder uma ação com outra ação equivalente, portanto, se deseja que um consumidor faça algo por você, será preciso entregar algo de valor para ele primeiro;
Prova social — já que as pessoas são influenciadas por outras, os depoimentos e cases de sucesso são poderosos para aumentar a credibilidade do seu conteúdo;
Afeição — visto que costumamos nos conectar com mais facilidade e profundidade com pessoas que se parecem conosco, tendemos a dar mais atenção e respeito ao vendedor que vive ou já viveu um problema semelhante ao nosso;
Autoridade — esse princípio sugere que as pessoas costumam respeitar mais aqueles que julgam como “superiores”, não no sentido literal da palavra, mas superior em um determinado assunto, por exemplo;
Coerência — quando as pessoas se comprometem publicamente com algo, elas se sentem pressionadas psicologicamente para se comportar e entregar o resultado anunciado;
Escassez — gatilho “acionado” quando nos damos conta da possibilidade de perder algo e aguçamos nosso desejo a fim de nos livrarmos da sensação de perda.
• Storytelling
Contar histórias também é uma técnica muito útil. Ao contar uma história, você pode transmitir a mensagem de como a sua solução pode resolver as dores do cliente. Para isso, é necessário personagens que se assemelhem ao pelo menos remetam a situação de seu cliente, para que ele identifique e compreenda a mensagem.
O Copywriting é uma ferramenta que pode ser sua grande aliada se utilizada da forma correta, mas seu uso deve ser feito sempre com muita cautela, sem deixar que o texto se torne apelativo. Essa técnica, que foi aprimorada durante vários anos para se adaptar aos novos comportamentos de consumo pode ser a sua grande aliada, tanto que seu uso é muito comum em anúncios, peças publicitárias ou postagens atualmente. Cabe a você agora, fazer uso de mais essa ferramenta para obter resultados.