Planejar a produção de conteúdo dentro de uma estratégia de marketing pode ser um grande desafio. Criar materiais como posts e vídeos, ou demais materiais que conseguem manter sua relevância, transmitir boas informações e ser valorizados pelo público que você procura atingir é uma tarefa que demanda o domínio de vários conceitos. Todos eles trabalham juntos para que a estratégia de conteúdo apresente resultados e consiga gerar valor.
Um dos primeiros passos e, digo que na minha opinião, o mais importante é a criação da Persona. Afinal, como em toda conversa, precisamos conhecer a pessoa com quem estamos conversando para que a conversa flua, não é mesmo?
Ou, imagine algum amigo seu pedindo ajuda para comprar um presente.
As informações que ele irá te repassar é:
Mulher, de 35 – 45 anos, mora na cidade X.
Qual será sua sugestão de presente? Algo genérico, que com base na sua vivencia é utilizado ou possa agradar o público feminino. Agora vamos imaginar que ao receber essa mesma pergunta, você tenha informações como:
Mulher de 35 anos, casada, não possui filhos, gosta de andar de bicicleta nas horas livres, ouve rock e gosta de livros de romance. Prioriza sua saúde e sem bem-estar. Cuidados pessoais fazem parte do seu dia-a-dia.
Analisando este cenário, qual será sua sugestão de presente? Algo muito mais assertivo do que genérico.
Agora vamos imaginar essa clareza quando falamos do seu cliente.
Se torna muito mais assertivo quando temos informações detalhadas para traçar estratégias mais assertivas.
Se você deseja se comunicar melhor com a seu cliente, neste blog você conseguirá compreender o conceito de Persona e quais são todos os seus benefícios para uma estratégia de Marketing.
O que é a persona?
Persona são representações fictícias do seus clientes ideais.
(sim é possível ter mais de uma persona, em um próximo blog vamos explicar quais informações são importantes analisar ao definir uma, ou mais personas para seu negócio).
Elas são baseadas em dados reais sobre as características demográficas e comportamento dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações...
Ou seja, as personas são a descrição das pessoas com quem você começará um diálogo. Dessa forma, ela possui a função de nortear os tópicos, o tom e as propostas do conteúdo criado em sua estratégia. Se um negócio não possui uma Persona bem definida, é bem provável que seus conteúdos acabem se tornando irrelevantes ou desinteressantes.
Somos bombardeados de informações diariamente, como vamos produzir conteúdo que chamam atenção do nosso público-alvo?
A resposta é simples:
Tendo a persona do nosso negócio bem definida.
É comum que a primeira dúvida que surja ao se falar em Personas seja: mas qual é a diferença entre Persona e público-alvo?
Ambos conceitos, sem dúvidas, possuem semelhanças. Afinal, as duas definições são criadas com o objetivo traçar estratégias de marketing e muitas outras que fazem parte da gestão das empresas de maneira direcionada, procurando chegar até as pessoas que realmente possuem potencial de se tornarem clientes.
Contudo, a uma grande diferença entre os conceitos de público-alvo e Persona, sendo público alvo um perfil amplo, refere-se a um grupo de pessoas.
Ao tratar um determinado segmento de pessoas como um grande grupo de pessoas, seus hábitos, anseios, desejos e problemas acabam sendo ignorados. Tratar potenciais clientes como apenas um alvo a ser atingido é um conceito que já está ultrapassado, e que faz parte do modelo de publicidade antigo. O conceito de Persona se destaca por ser completo e retratar o consumidor ideal do seu produto. Nesse caso, como já contamos, o conteúdo que será criado para seu potencial cliente será muito mais efetivo.
Persona se trata da representação de um cliente ideal, imagine alguma pessoa que se torna seu cliente ideal, busque descrever ela, suas características, suas dores, anseios, sonhos, seus hobby, detalhe o máximo possível de informações.
COMO VOCÊ DEVE TER NOTADO, AO DEFINIR UMA PERSONA VOCÊ DÁ UMA ATENÇÃO ESPECIAL ÀS SUAS DIFICULDADES E, PRINCIPALMENTE, COMO O SEU NEGÓCIO PODE AJUDÁ-LA, FOCANDO SUAS ESTRATÉGIAS NA GERAÇÃO DE VALOR PARA ESSA PESSOA.
Como a persona pode te ajudar?
Ao definir a persona do seu negócio, você terá um direcionamento em:
DEFINIÇÃO DO TIPO DE CONTEÚDO
A Persona determina o tipo de conteúdo no qual você deve investir para atingir seus objetivos, afinal quanto mais você sabe sobre a pessoa que deseja alcançar, mais fácil será comunicar para ela.
FACILITA SUA COMUNICAÇÃO
Ela facilita a definição do tom e do estilo de seu conteúdo, tornando suas ações ainda mais direcionadas e com maiores chances de engajamento;
ESTRATÉGIAS MAIS ASSERTIVAS
Ela auxilia no processo de desenhar suas estratégias de marketing, por apresentar os principais interesses e problemas que seu cliente ideal possui;
TIPO DE ASSUNTO
Ela permite definir os assuntos sobre os quais você deve escrever de forma clara e específica, indo de encontro às reais necessidades dos seus potenciais clientes;
AONDE COMUNICAR
Ela ajuda a entender onde os prospects (futuros clientes) buscam suas informações e em qual formato eles querem consumi-las;
MENOS CUSTOS
Ela ajuda a reduzir os custos da sua estratégia, afinal com elas você elabora estratégias focadas em pessoas com real potencial em se tornarem clientes do seu negócio;
Como definir minha persona?
Personas são criadas através de pesquisas, questionários e entrevistas feitas com seu público-alvo.
Você coletará dados que serão qualitativos e quantitativos para criar a imagem do seu cliente ideal, o que eles valorizam e qual a solução perfeita para eles.
Dessa forma, está bem claro que focar na Persona é sempre o melhor caminho a ser tomado e auxiliará na criação de conteúdos mais assertivos.
Perguntas para entender sua persona:
Pense no tipo do seu negócio e como funciona a jornada de compra.
Idade, cargo, escolaridade?
Nível de instrução do seu produto ou serviço?
Como conheceu a sua empresa, quais canais usou para saber mais informações sobre ela, como ouviu falar primeira vez da sua empresa, qual os meios de comunicação que ela costuma consumir conteúdo?
Quais conteúdos podem interessar ela além do seu produto ou serviço?
Quais ações ela defende, causas, qual comunidade faz parte?
Quais são as atividades que essa pessoa realiza no profissional e pessoal?
Se desloca ao ir para o trabalho? No pessoal, ele gosta de ler? Ouvir música? Qual o estilo que gosta? Frequenta bares e restaurantes? Qual seu hobbies, estilo de vida?
Hábitos de compra? Frequenta a loja, compra pela internet? Compara o preço na internet com a sua loja física? Critérios da decisão de compra?
Qual tipo de informação e tipo de canal essa pessoa consome? Assiste tv, lê jornal, procura conteúdo no Youtube?
Como ela busca informações para adquirir o seu produto? Compara preço? Ou experiência, qualidade, diferencial do produto pesam mais que o preço?
O seu produto está mais ligado a vida pessoal ou profissional dela e como seu produto pode ajudar?
Levantando estes pontos e demais que podem surgir durante este processo você chegará na definição de um cliente ideal (persona) a partir disso você estará apto a planejar estratégias mais relevantes e assertivas para alcançar os objetivos propostos no seu planejamento estratégico